O Pisa.net é o sistema oficial para a gestão da saúde animal adoptado pelo Estado português desde 1990 e envolve as autoridades portuguesas responsáveis pelo controlo da Saúde Animal, nomeadamente o Governo, associações de produtores e respetivos produtores.
Assim, o sistema inclui toda a hierarquia da administração veterinária, os médicos veterinários que intervêm em campo e os laboratórios responsáveis pela análise das provas animais recolhidas.
O PISA.net é utilizado e manipulado a partir dos mais variados pontos da rede de controlo da saúde animal — quer seja regional, nacional, continental ou global — em gabinete ou no terreno. Os seus intervenientes encontram-se geograficamente dispersos, pelo que o PISA tem como principal função registar, tratar e disponibilizar toda a informação introduzida e actualizada por cada indivíduo ou organismo autorizado, de acordo com a sua função e permissões. Tudo isto numa base de dados central.
Funciona online, a partir de qualquer PC ligado à base de dados central, ou offline, através de uma base de dados local inteligentemente sincronizada com a base de dados central, que responde em função da disponibilidade de um canal de comunicação.
O PISA.net é um sistema de informação versátil e adaptável a qualquer território, independentemente da sua dimensão, realidade sanitária ou infra-estruturas informáticas e de comunicações existentes.
Adaptabilidade a qualquer língua, infra-estruturas tecnológicas e de telecomunicações – dispensa poderosos servidores, já que o programa é instalado num PC que cria uma base de dados local que se liga à base de dados central quando necessário.
Ilimitado ao nível do crescimento da base de dados, variáveis controladas pelas organizações e utilizadores envolvidos no sistema.
Inteligente na validação de dados introduzidos e na propagação dos mesmos. Mesmo com modestos recursos informáticos ou de telecomunicações, a sincronização da base de dados local com a central é feita a partir de qualquer computador onde esteja instalado o PISA, podendo esta ser utilizada até que se reúnam condições para a sua conexão.
Live-update automático — mantém o PISA.net permanentemente actualizado, quer ao nível da informação, quer ao nível das funcionalidades introduzidas.
PISA.mobile como a solução de campo mais avançada, disponível para netbook ou PDA, facilitando a introdução direta dos dados no terreno. É mais rápido, anula possíveis falhas humanas e permite atuação no momento das brigadas no controlo da saúde animal nas explorações.
Configuração simples e rapidamente adaptável à realidade de cada território a ser abrangido por este sistema de controlo.
Os dados veterinários são registrados, processados, inseridos e atualizados por cada indivíduo ou organismo autorizado, de acordo com suas obrigações e permissão;
Os usuários incluem toda a hierarquia de administradores, veterinários, cirurgiões veterinários e laboratórios responsáveis pela análise de amostras de animais coletadas;
Combina dados como identidade, origem e transferência de animais com informação veterinária (sanitária), bem como medidas de diagnóstico e profilaxia aplicadas e para serem usadas no futuro;
Todos os animais de interesse veterinário estão incluídos num banco de dados único e ilimitado, que abrange a tomada de decisões e gestão de recursos e capital por entidades responsáveis pela gestão de saúde animal no país coberto pelo sistema.
O sistema Pisa.net foi adaptado, em 2008, às necessidades do Governo Regional dos Açores, através da DRDA - Direcção Regional de Desenvolvimento Rural.
As características únicas do tratamento da informação e questões sanitárias em todas as ilhas dos Açores forçaram adaptações em relação, principalmente, à emissão de relatórios, as metodologias utilizadas no cálculo de mapas de emissão e análise de dados.
Desenvolvimento do Sistema Nacional de Gestão de Saúde Animal - PISA - para fins veterinários, como a gestão e o controlo da saúde animal, incluindo:
Este projeto foi inteiramente desenvolvido pela Digidelta Software e pela sua equipa permanente.