plataforma digital para produção de bivalves

Oceano Fresco & Digidelta Software criam plataforma digital inovadora para produção de bivalves

Já arrancaram as reuniões de trabalho do consórcio Oceano Fresco & Digidelta Software que irá criar uma plataforma digital inovadora projetada para a produção de bivalves em maternidade.

Trata-se de um projeto de digitalização na aquicultura para a otimização da produção de espécies nativas de bivalves, que aplica os princípios da indústria 4.0.

A Oceano Fresco irá construir um Centro BioMarinho na Nazaré, onde irá funcionar uma maternidade de espécies nativas de bivalves de elevado valor gastronómico e comercial – amêijoa-boa e amêijoa-macha. O objetivo é produzir e melhorar estas espécies de bivalves, com o auxílio de ferramentas de cultivo e biotecnologia inovadoras, que permitam o desenvolvimento de variedades de bivalves com desempenho superior para os aquicultores.

Para isso contará com uma aplicação desenvolvida pela Digidelta Software, parceiro TIC do projeto, que irá permitir uma recolha e análise de dados que geram alertas e comandos. A plataforma irá permitir otimizar a produção da maternidade no dia-a-dia e o desenvolvimento de modelos preditivos de otimização e aceleração da produção.

Este consórcio conta com o apoio do Fundo Azul, um mecanismo de incentivo financeiro do Governo Português, que tem como finalidade financiar a Economia do Mar e que está a apoiar 5 projetos, num total de 205 candidaturas. O custo total da operação é de 499.989€ com uma comparticipação do Fundo, reembolsável, de 90% do investimento elegível.

6/12/2018