wezoot auctions

Digidelta Software lança novo sistema leilões online

Wezoot Auctions é o novo projeto que a Digidelta Software lançou oficialmente no dia 9 de setembro, em Évora, numa parceria com a AJASUL – Associação de Jovens Agricultores do Sul.


O Wezoot Auctions é uma aplicação inovadora que permite fazer uma gestão integral de um leilão de gado (online e presencial), com características diferenciadoras a nível mundial. Este projeto procura responder aos atuais desafios de digitalização da pecuária, modernizando a forma como compradores e vendedores participam no leilão. Com a aplicação é possível assistir ao leilão em tempo real e submeter uma licitação a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet. Também no parque do leilão o processo de licitação foi digitalizado, através da utilização de botões eletrónicos por parte dos compradores.
A solução foi desenvolvida integralmente pela equipa da Digidelta Software, aplicando as mais recentes linguagens de programação e princípios de usabilidade, procurando oferecer uma ferramenta simples e intuitiva para os vários utilizadores: compradores, vendedores e entidade gestora do leilão.

“A transformação digital é um desafio e uma oportunidade para a pecuária”, destaca Carlos Neves, administrador da Digidelta Software. “O desenvolvimento da ferramenta começou antes do atual cenário de pandemia, no entanto, no atual contexto uma ferramenta que permita participar num leilão à distância ganha uma nova pertinência”, refere.
Além dos processos e tecnologias habitualmente usados pela equipa de desenvolvimento, as especificidades deste projeto implicaram ainda a pesquisa, análise e criação de novas abordagens, nomeadamente a utilização de SignalR Hubs com Extensões Reativas (WebSockets “Reactivos”) para criação de um único gestor de todos os tipos de licitações (única fonte de verdade sobre o leilão a decorrer), a alteração do software open source Zigbee2mqtt para criar uma ligação direta ao servidor de SignalR por forma a integrar a licitação através de botões, no local, diretamente com o gestor de licitações, criando ainda um Home Assistante de forma a fornecer ao cliente uma forma de verificar a ZigBee Network.
Para assegurar o streaming de vídeo conjugou-se a utilização de vários serviços, nomeadamente Azure Media Services Live Events, Câmaras de vídeo CCTV, RTMP (Real Time Messaging Protocol) e HSL (HTTP Live Streaming) gerido através da API fornecida pela Microsoft. Ao longo do processo foram ainda consultados experts em várias tecnologias para validação da projeção desenhada para cada uma das tecnologias, nomeadamente a Microsoft, em termos de Azure Cloud, Azure Media Services ou Arquitectura da Solução, ou o Movimento Maker em termos da rede Zigbee.

No primeiro leilão de bovinos da AJASUL onde foi implementado o sistema foram apresentadas mais de 700 licitações aos 104 lotes apresentados, num total de cerca de 300 animais. Foram mais de 30 os participantes presenciais e online, registando-se de imediato uma compra online no primeiro leilão.
A aplicação vem reforçar a aposta da Digidelta Software na área do software na área da pecuária. A empresa de Leiria já detém o Wezoot, um software de gestão da produção animal vocacionado para bovinos, ovinos e caprinos e que gere mais de 55 mil cabeças de gado em Portugal.